O Jardim-de-infância NHC de S. João da Talha insere-se num Bairro de Realojamento Social, em S. João da Talha, e serve maioritariamente a comunidade que habita no Bairro.
O empreendimento concluiu a sua construção em 2008 e no ano lectivo seguinte, 2009 – 2010, iniciou-se a actividade do Jardim-de-infância.
Este empreendimento foi construído ao abrigo de um acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Loures, visando o realojamento de uma comunidade cigana que aí residia, em barracas, e cujas famílias estavam referenciadas no programa PER.
O jardim-de-infância está localizado no rés-do-chão de um dos edifícios, sendo a sua entrada efectuada pelo pátio, privativo, do empreendimento.
O equipamento conta com apenas 1 sala de pré-escolar que acolhe até 21 crianças.

De referir que este equipamento se constitui como uma verdadeira aposta na integração social da comunidade cigana de S. João da Talha, já que acreditamos que só a formação e o conhecimento poderão contribuir para a emancipação e autonomia dos cidadãos, ao fornecerem-lhe ferramentas que lhes darão acesso ao emprego e à independência económica.

Pela nobreza dos propósitos mantemos este Jardim-de-infância em funcionamento, complementando as únicas receitas que provêm da Segurança Social ao abrigo do protocolo com ela celebrado, com recursos da própria NHC (Social) e bens e produtos provenientes do Banco de Bens Doados e do Banco Alimentar.

As instalações

O Jardim-de-infância conta com uma sala de aula onde decorrem as actividades, uma kitchenette onde se preparam os almoços, uma sala de recobro, uma casa de banho para crianças e uma para adultos e ainda uma arrecadação.
A kitchenette está equipada com frigorífico, microondas e máquina de lavar loiça. A sala de aula conta com um computador, uma impressora, uma televisão, mesas e cadeiras e ainda alguns móveis onde estão guardados os materiais de desgaste e jogos.

Os alunos

Os alunos que frequentam esta resposta educativa são, maioritariamente, residentes no empreendimento onde está integrado o jardim-de-infância, filhos das famílias carenciadas que foram aí realojadas.
São, todos eles, pertencentes à comunidade de etnia cigana, cujos problemas de escolarização já são conhecidos e que, por isso, se constituíram como fundamento para a abertura da sala pré-escolar.
Os alunos têm entre os 3 e os 5 anos, sendo que quando fazem os 6 depois em Setembro, e sempre que se considere vantajoso, se privilegia a sua manutenção por mais um ano no jardim-de-infância, para ajudar a consolidar a informação e dar mais tempo à maturação das aprendizagens.

Pessoal docente

A resposta educativa conta com apenas uma educadora, uma vez que apenas existe uma única sala de aula. A educadora é alguém com experiência no ensino pré-escolar, dinâmica, assertiva e serena e que, com as suas valias pessoais e profissionais, desenvolve o projecto educativo.
Também a coordenadora é formada na área da educação e tem larga experiência na referida área.
Pontualmente, uma equipa da intervenção precoce vem à escola e apoia as crianças referenciadas com necessidades educativas especiais.

Pessoal não docente

Relativamente ao pessoal não docente, a educadora conta com o apoio de uma auxiliar de acção educativa que ajuda a cuidar do espaço e dos recursos, mas também auxilia nas actividades educativas.
Para além destes recursos humanos, que estão afectos à resposta a tempo inteiro, existem alguns apoios voluntários, como educadores sociais de grupos sócio-religiosos, os Bahay, que desenvolvem sessões regulares de formação cívica ou ainda psicólogos, do agrupamento de escolas, que promovem reuniões de formação parental.

Condições Gerais
Projeto Educativo
Plano Anual
Condições Gerais
Projeto Educativo
Plano Anual

Contactos

  Morada: Praceta 24 Julho, Lote 8 R/C – 2695-722 São João da Talha
  Telefone: 219 498 680
  Telemóvel: 964 938 163
  Fax: 219 498 681
  E-mail: nhcsocial@nhc.pt