História

A NHC (Social) – Cooperativa de Solidariedade, CRL, foi constituida em 13 de julho de 1999 para atuar em nome da cooperativa de habitação NHC em projectos de cariz eminentemente de apoio social nas suas várias vertentes.

Obteve o estatuto de equiparação a IPSS, por despacho da Direção Geral da Ação Social em 7 de setembro de 2000.

Em 2001 celebrou protocolo de colaboração com o IGAPHE para a organização e gestão do património edificado por aquele instituto no Bairro dos Lóios em Lisboa. Em resultado das medidas aplicadas pelo governo eleito em 2002, o IGAPHE foi extinto, sendo cancelado o protocolo em vigor.

Em 2004 a NHC (Social) apresentou candidaturas aos Concursos Públicos de transferência de Património do IGAPHE, tendo obtido os bairros de ; Marrazes-Leiria; Salvaterra de Magos e Nisa, num total de cerca de 200 fogos, tendo também ganho três bairros em Alter do Châo, cuja concretização nunca se veio a verificar. A partir de fevereiro de 2005 a NHC (Social) passou a administrar, de pleno direito, aqueles três bairros.

Em 2006 foram apresentadas candidaturas ao Programa Prohabita para a reabilitação dos bairros de Marrazes e Salvaterra de Magos, tendo o primeiro sido reabilitado entre 2011-2013, e estando previsto para início de 2018 a reabilitação do segundo.

Em 2009 a intervenção na habitação social foi reforçada com intervenções na gestão de dois novos bairros sociais em Odivelas e Loures. Também em 2009 foi aprovada pela ARS Centro uma candidatura para a construção de Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Marrazes-Leira, tendo o procedimento concursal sido anulado em 2011, pelo novo governo.

Ainda em 2009 a NHC (Social) iniciou as atividades na área da infância, com a criação do jardim-de infância da NHC em S.João da Talha – Loures.
Entre 2013 e 2015 a NHC (Social) foi entidade gestora do Projecto Inserir com Escolhas no âmbito do Programa Escolhas.

Em 2013 a NHC (Social) apresentou candidatura para a gestão de uma creche nos Olivais Norte, para 42 utentes, no âmbito do Programa B.a.Bá da Câmara Municipal de Lisboa, que lhe foi atribuída e que está em funcionamento desde setembro de 2014.

Em 2017 o Jardim de Infância da NHC em S. João da Talha – Loures, foi cedido a outra IPSS mais vocacionada para trabalhar com a comunidade alvo.

Em 2018 a aquisição de mais 28 fogos na Urbanização da Arroja, em Odivelas, destinados a arrendamento no regime de renda apoiada.

Em 2019 a NHC (Social) celebra os seus 20 anos de existência.

Missão

A Cooperativa tem como objecto social, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, em obediência aos Princípios Cooperativos, a satisfação, sem fins lucrativos, das necessidades sociais de cidadãos carecidos, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços, nomeadamente nos seguintes domínios:

 

    •   Apoio a grupos vulneráveis, em especial crianças e jovens, pessoas com deficiência e idosos;

 

    •   Apoio a famílias e comunidades socialmente desfavorecidas com vista à melhoria da sua qualidade de vida e inserção sócio-económica;

 

    •   Desenvolvimento de programas de apoio direccionados para grupos-alvo, designadamente em situação de doença, velhice, deficiência e carência económica grave;

 

    •   Promoção do acesso à educação, formação e integração profissional de grupos socialmente desfavorecidos;

 

    •   Resolução de problemas habitacionais, nomeadamente promovendo e gerindo habitação protegida para idosos e outros estratos da população vulnerável;

 

      Promoção de iniciativas de carácter recreativo, cultural e desportivo.